sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Aprovados nos concursos anulados protestam em frente ao Palácio Pedro Ludovico.


Cerca de 300 aprovados nos quatro concursos públicos anulados pela Justiça protestaram na manhã de hoje em frente ao Palácio Pedro Ludovico, na Praça Cívica. Eles demonstraram indignação e revolta com a decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Ari Ferreira Queiroz, que prejudicou cerca de 8 mil aprovados. Representantes deles foram recebidos pelo governador Marconi Perillo no 10º andar do Palácio. O governador vai se reunir com o procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, para tratar do assunto.

Sensibilizado com a causa, o governador Marconi Perillo recebeu seis pessoas, entre representantes das comissões dos aprovados, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde em Goiás - Sindsaúde/GO, Maria de Fátima Veloso, o deputado estadual Mauro Rubem, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e deputado federal João Campos, que intermediou o diálogo na porta do Palácio. O encontro durou cerca de 20 minutos e aconteceu logo após a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha para o lançamento da Caravana da Dengue.

Integrantes das comissões saíram animados com a posição do governador Marconi Perillo, que declarou se reunir ainda hoje com o procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, para tratar das medidas legais no sentido de garantir a manutenção dos concursos públicos e também a convocação dos demais aprovados. "O governador deu todo apoio à nossa causa. Agora, estamos tranquilos, porque ele disse que no que depender dele tudo será resolvido", afirma o presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Técnico-Científica, Rony Marques Castilho. Todos os cerca de 200 aprovados no certame para os cargos de fotógrafo, médico-legista, auxiliar de laboratório, auxiliar de autópsia e perito criminal já estão trabalhando.

A presidente do Sindsaúde relatou a surpresa que teve durante a audiência. "Nós não esperávamos ser recebidos. Ele assumiu o compromisso de fazer gestão junto ao procurador, o que nos tranquilizou bastante", comenta. Dos 8 mil concursados afetados pela determinação judicial, 3.290 foram aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Saúde realizado ano passado. O órgão foi o único que divulgou um anexo, após a publicação do edital, informando o número de vagas disputadas.

Na saída, o deputado estadual Mauro Rubem afirmou compartilhar do mesmo sentimento. "O governador irá colocar a Procuradoria Geral do Estado para atuar na defesa de um direito da sociedade, que é o concurso público. Gostamos muito do que ouvimos", avalia.

Dos 1.169 aprovados no Corpo de Bombeiros, 571 aguardam nomeação. "Estou aliviado agora com essa notícia. Espero que a situação seja favorável a todos os aprovados", disse o presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso do Corpo de Bombeiros, Luciano de Lion.

Momentos antes de receber a comissão, o governador comentou o assunto em coletiva a imprensa, durante a visita do ministro da Saúde Alexandre Padilha. "Temos interesse de manter essas pessoas no governo e também precisamos porque há déficit em todas essas áreas. Vou lutar para que os aprovados sejam mantidos no cargo", declara.

FONTE: http://www.dm.com.br/

Procurador-geral do Estado esclarece sobre concursos cancelados.


Em resposta à manifestação desta manhã, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, promovida pelos candidatos aprovados que tiveram os concursos cancelados por decisão judicial, o procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, esclareceu dúvidas levantadas pelos envolvidos. Na ocasião, ele aconselhou aos servidores empossados que continuem trabalhando, pois a decisão judicial só é cabível de execução quando apreciada em segunda instância. “Peço a vocês que se mantenham com tranqüilidade em seus postos, com a segurança de que receberão pelo trabalho prestado”, orientou.

Conforme Ronald, a Procuradoria se dedica à análise do caso para poder entrar com o recurso cabível no período de 30 dias. “Temos como missão dar respaldo jurídico ao Estado e defender seus interesses. Somos formados por uma equipe de concursados, que, assim como vocês, sabe o valor de ser aprovado em uma seleção pública”, reforçou.

Ronald se dirigiu a todos os presentes fazendo uso do sistema de som providenciado pelos manifestantes. Após o pronunciamento geral, fez questão de atender pessoalmente cada um dos concursados que ainda tinham dúvida sobre como proceder nesta situação.

Ontem, a 3ª vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia divulgou resultado da ação de anulação dos concursos da Secretaria de Cidadania e Trabalho, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Polícia Técnico-Científica, alegando que os pleitos não cumpriram as determinações legais divulgando o quantitativo de vagas disponíveis para cada área.
0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário