sexta-feira, 13 de abril de 2012

Comando do 2º CRPM faz balanço de ações

Postado por: Seguidor - Rafael de Oliveira Cardoso - 12/04/2012 - Matéria Vista: 277

O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), coronel Silvio Benedito Alves, realizou, na tarde desta quinta-feira, 12, um balanço das ações desencadeadas na Região Metropolitana da capital. No próximo sábado, dia 14, ele completa o primeiro ano à frente do 2º CRPM. Desde que o coronel assumiu um dos mais importantes comandos de policiamento do Estado, já foram deflagradas 20 operações para prevenir e combater crimes em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Hidrolândia, entre outras.

Além de reforçar as ações para combater o tráfico de drogas, apreender armas e recapturar foragidos da Justiça, o 2º CRPM investe em projetos para consolidar parcerias com comerciantes e a comunidade. No ano passado, a PM promoveu encontros para discutir propostas e melhorar o policiamento nos bairros. Líderes comunitários, comerciantes, porteiros, síndicos, professores, diretores de colégios públicos e privados participaram das reuniões.

Durante as ações práticas deflagradas no ano passado, policiais militares apreenderam 149 armas de fogo, recapturaram 242 foragidos da Justiça e registraram 129 ocorrências de tráfico de drogas em Aparecida de Goiânia. No primeiro trimestre deste ano, a PM já apreendeu 36 armas, recapturou 46 foragidos da Justiça e registrou 18 ocorrências por tráfico no município.

Na área do 2º CRPM, já foram contabilizadas 56 apreensões de armas durante os primeiros três meses de 2012. De acordo com o banco de dados da PM, 69 foragidos também foram recapturados. Militares registraram ainda 48 apreensões de drogas e recuperaram 412 veículos com registro de furto e roubo. “Estamos no caminho certo e vamos investir cada vez mais em ações práticas, cumprindo todas as ações do Comando Geral”, pontuou o coronel.

O coronel agradeceu ainda pelo apoio e empenho de cada policial militar. “Graças aos esforços dos soldados, cabos, sargentos, subtenentes e de todos os oficiais conseguimos alcançar os resultados esperados. Também agradecemos aos moradores e comerciantes pelas sugestões. Esse comando sempre estará de portas abertas”, complementou.

Programas

Anti-drogas - Em 2011, 2,5 mil crianças de escolas localizadas em Aparecida de Goiânia foram beneficiadas com o Proerd (Programa de Erradicação às Drogas e Violência). Desde 1998, ano que a PM implantou o Proerd em Goiás, mais de 500 mil alunos de escolas públicas e privadas em todo Estado participaram do programa.

Durante o curso, que tem duração de seis meses, os alunos recebem orientações para evitar o contato com as drogas, álcool e a violência. Em Aparecida, o Proerd foi implantado no ano de 2001 e já beneficiou cerca 33 mil crianças. As atividades deste iniciaram no início do ano.

Território Seguro - Em fevereiro, a Polícia Militar implantou o Programa Território Seguro em Aparecida. Durante as ações deflagradas nos 13 bairros da Região Sudoeste, a Polícia Militar e os órgãos de fiscalização uniram esforços para combater a criminalidade. Além de reforçar o patrulhamento preventivo, a PM intensificou o número de bloqueios (blitz), abordagens em bares, boates, praças e ‘mocós’. O cumprimento do horário de funcionamento de bares à meia noite, e boates às 3h, também foi uma das medidas colocadas em prática.

Valorização profissional - A valorização dos policias militares também é uma das medidas adotadas. Além das políticas de elogios e concessão de medalhas, o 2º CRPM promoveu, no ano passado, a entrega de prêmios aos policiais militares que se destacaram durante as atividades administrativas e, principalmente, no exercício das atividades operacionais. Os militares foram eleitos após uma análise dos relevantes serviços prestados à população.

Saiba mais

Localizado no Setor Garavelo, o 2º CRPM é responsável pela segurança de 12 cidades e oito distritos. Além de Aparecida (cidade sede), municípios como Hidrolândia, Trindade, Senador Canedo, Guapó, Bela Vista, entre outros, estão sob responsabilidade do Regional.

Perfil - O coronel Sílvio Benedito Alves, que já comandou o 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar), já ocupou as funções de corregedor, chefe da PM-2 (seção de inteligência). Ele também foi um dos responsáveis pela implantação da Polícia Comunitária em Goiás.
Fonte: Soldado Rafael Cardoso - P-5/2º CRPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário