terça-feira, 24 de julho de 2012

Complexidade da atividade policial - Milésimos de segundos!

Nestes últimos dias, a polícia militar paulista viveu e vive momentos de estresse, dor e remorso. Foram registrados vários atentados à unidade da polícia e a policiais de folga, e agora para completar, em duas blitz policial, em locais distintos, foram mortos duas pessoas inocentes que até então, ocorrido por erro policial, um estudante em Santos e um publicitário na capital.
Em maio de 2006, forças de segurança paulista sofreram com ataques do PCC (primeiro comando da capital), organização criminosa que aterrorizou São Paulo e mataram vários policiais, as ordens partiram de dentro das penitenciárias por líderes do crime. Agora em 2012, voltou a acontecer, policiais são vítimas na folga e cabines de policiamento são alvos de disparos de armas de fogo. Policiais têm de dobrar serviço, há remanejamento de pessoal para reforçar o policiamento e tentar coibir estes crimes. Mas o que se passa na cabeça destes policiais? O que sentem? Revolta? Medo? Dor? Esgotamento físico e psicológico? Altas doses de adrenalina? Emoções a flor da pela? Respondam-nos os psicólogos, psiquiatras, neurologistas e especialista da área!
No momento de uma abordagem, somente o policial sabe que tem menos de um segundo para interpretar se o que motivou uma fuga foi uma infração de trânsito, simplesmente pressa, ou um criminoso pronto a tirar-lhe a vida como já ocorreu várias vezes neste Brasil a fora. Isso comprova a grande complexidade da atividade policial (desvalorizada pelos governos), que além de se expor fisicamente, moralmente e psicologicamente, há o risco de errar. E por mais que haja treinamento e experiência, são homens e mulheres, e não máquinas, chega um momento que falham sobre pressão.
Agora as famílias dessas duas vítimas inocentes sofrem e revoltam-se, com razão, as famílias desses policiais sofrem e lamentam-se com desilusão. Treinamentos, investimentos e muitíssima atenção têm de haver, porque vidas inocentes assim, não podem morrer, mas de uma coisa todos devem saber, que policial em São Paulo como em todo o Brasil, também luta para sobreviver!
“Nossos sinceros sentimentos aos familiares destas vítimas inocentes, e também aos policiais envolvidos neste trágico episódio e seus familiares, pois só nós, FAMÍLIA POLICIAL MILITAR, sabemos que são milésimos de segundos que nos separam de heróis a vilões!” “Que Deus abençoe a todos.”
Julho de 2012,
Robson Dias, PM Brasil!

Acesse o Artigo Original: http://www.uniblogbr.com/2012/07/complexidade-da-atividade-policial.html#ixzz21ZsLOfrF

Nenhum comentário:

Postar um comentário